Saiba quais são os materiais e procedimentos necessários para realizar corretamente a coleta de amostras de leite
A coleta de amostras de leite é uma prática obrigatória realizada para o controle da qualidade do leite dos produtores. Está prevista nas Instruções Normativas n° 76 e 77/2018 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), onde todos os laticínios devem realizar pelo menos uma coleta de amostra de todos os produtores fornecedores mensalmente.
Através destas amostras determina-se os teores de gordura, proteína, lactose, extrato seco total e desengordurado, contagem bacteriana (CBT), contagem de células somáticas (CCS) e presença de resíduos de antimicrobianos. Muitos laticínios utilizam esses resultados para compor o pagamento do leite, bonificando ou reduzindo o preço de acordo com o programa de pagamento por qualidade do leite do estabelecimento.
As amostras de leite devem representar todo o volume contido no tanque do produtor, e para que isso aconteça é necessário rigor e padronização dos procedimentos de coleta, pois alguns fatores podem interferir nos resultados. São eles:
-Materiais utilizados e sanitizados;
-Procedimentos de coleta;
-Transporte e armazenamento da amostra;
-Tempo entre coleta e análise;
-Treinamento do responsável ou do agente de coleta.
Os responsáveis pela coleta devem receber treinamentos para realização desta prática, de acordo com as Instruções Normativas 76 e 77, citadas anteriormente.
Materiais utilizado para coleta das amostras
-Frascos de plástico contendo os conservantes bronopol (para análise de CCS e composição do leite) e azidiol (para análise de CBT). Os conservantes são necessários para garantir que a amostra conserve as características desde o momento da coleta até a análise.
-Concha inox para coleta;
-Luvas descartáveis;
-Desinfetante ou sanitizante para desinfetar a concha;
-Caixa térmica com gelo (ou geladeiras nos caminhões de coleta de leite) para refrigerar as amostras.
Procedimentos para coleta de amostras de leite do tanque de refrigeração
1 – Homogeneizar o leite
A pá agitadora do tanque deve ser ligada para agitar o leite por 5 minutos (se o tanque tiver capacidade para até 3.000 litros) ou por 10 minutos (se o tanque tiver capacidade superior a 3.000 litros).
2- Lavar e higienizar a concha de coleta.
3- Higienizar as mãos e colocar as luvas para evitar a contaminação da amostra.
4- Realizar a coleta e manusear os frascos e tampas longe do tanque, para evitar que os conservantes caiam dentro do tanque.
5- Identificar corretamente os frascos com as etiquetas.
6- Fazer a inversão/tombamento dos frascos por 10 vezes, para que os conservantes sejam dissolvidos.
7 – Armazenar corretamente as amostras na caixa térmica com gelo ou na geladeira do veículo.
8- Lavar os utensílios.
As amostras nunca devem ser coletadas pelo registro de saída do leite, mas sim pela tampa do tanque. Na saída do leite há maior contaminação bacteriana, o que pode alterar o resultado da amostra, e dependendo da quantidade de bactérias poderá causar alterações na composição do leite.
O que não deve ser feito na coleta de amostras:
-Trocar os frascos ou as tampas no momento da coleta;
-Tocar no interior dos frascos e tampas;
-Colar as etiquetas de identificação da amostra na horizontal (o correto é colar na vertical);
-Ultrapassar o volume de leite indicado no frasco ou coletar pouca quantidade;
-Rasurar a identificação das etiquetas;
-Usar cubos de gelo dentro das caixas térmicas;
-Enviar amostras com temperatura acima de 7°C.
A coleta de amostras do tanque, realizada pelo transportador ou agente de coleta, é de fundamental importância para o controle da qualidade do produtor, e muitas vezes interfere no preço de leite que ele receberá. Por isso deve ser feita com bastante cautela e profissionalismo, para que possa representar corretamente a qualidade do leite do produtor.
Bibliografia consultada:
– Embrapa circular técnica 109. Disponível em https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/201532/1/CT-109-revisada.pdf
-Manual de coleta de amostras de leite cru. Disponível em https://eparaguacu.sp.gov.br/cria/servico-inspecao-municipal/10/
– Educapoint. Coleta de amostras de leite: procedimentos corretos para resultados seguros. Disponível em https://www.educapoint.com.br/catalogo/curso/coleta-amostra/
Ficou curioso e quer aprender mais sobre pecuária?
Leia mais em: https://esteiogestao.com.br/blog/
Use um sistema que te permite acessar as informações a qualquer momento e em qualquer lugar.
Você é produtor e quer gerenciar o seu negócio de forma prática e rápida? Conheça as nossas soluções agropecuárias em: https://esteiogestao.com.br/produtos-servicos
Autora:
Eduarda Pereira Viana
Zootecnista pela Universidade Federal de Viçosa com grande experiência em qualidade do leite, tendo atuado por mais de 9 anos junto aos produtores de variadas regiões do país.
Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.