A divisão de lotes é uma estratégia simples que aumenta a eficiência produtiva e facilita o manejo dos animais
Dentre as estratégias utilizadas para aumentar a eficiência produtiva e otimizar o manejo nutricional dentro da fazenda, a divisão de lotes é a mais simples de ser feita e traz inúmeras vantagens para o produtor. Ela é muito utilizada na pecuária leiteira, pois facilita os manejos e produz bons resultados que melhoram o consumo de alimentos e aumentam a produção de leite.
O principal objetivo de agrupar os animais em lote é melhorar o manejo nutricional do rebanho, possibilitando que os animais tenham acesso à dieta mais adequada, de acordo com as exigências nutricionais do lote.
Esse é somente um dos motivos de se realizar a divisão de lotes, mas existem outros que também trazem benefícios para o rebanho e para o produtor. Os critérios de divisão variam muito de acordo com cada fazenda, não existindo uma regra única que determine como os animais serão agrupados.
Principais benefícios da divisão de lotes:
- Facilitar o convívio e evitar brigas entre as vacas por hierarquia de dominância;
- Maximizar o consumo de alimentos, favorecendo a produção de leite;
- Fornecer condições especiais para recuperação e nutrição diferenciada, como por exemplo o lote de vacas recém-paridas, o lote pré-parto ou o lote de vacas secas;
- Evitar competição por alimento e queda no consumo de vacas primíparas;
- Facilitar diversos manejos na fazenda, como por exemplo:
– Rotina de ordenha: lote de vacas com alta contagem de células somáticas, mastite crônica ou infectadas por Staphylococcus aureus;
– Manejo reprodutivo: lote de vacas para confirmar a prenhez, lote para IATF, etc.;
- Redução de custos, oferecendo aos animais do lote a quantidade de concentrado de acordo com as suas exigências nutricionais, evitando que vacas menos produtivas consumam a mesma dieta das vacas mais produtivas, aumentando assim o gasto com concentrado e o escore de condição corporal dessas vacas.
Mas não pense que as vantagens da divisão de lotes se aplicam somente à pecuária leiteira. Na pecuária de corte ela também traz diversos benefícios, como:
- Evitar brigas e dominância;
- Melhorar o desempenho;
- Padronizar o desenvolvimento dos animais com um ganho de peso mais uniforme, possibilitando a venda simultânea;
- Facilitar o embarque;
- Facilitar os manejos nutricional e sanitário;
- Permite a uniformização das carcaças.
Mas antes de apartar os animais, alguns pontos precisam ser observados para que a divisão de lotes não cause um efeito contrário ao desejado, reduzindo a eficiência produtiva e dificultando o manejo. Observe se há pontos de água nos lotes e, se não houver, providencie; verifique o espaçamento do cocho, para que todos consigam ter acesso à comida; evite a superlotação do lote; promova conforto para os animais.
Desta forma, os animais conseguirão expressar melhor todo o seu potencial produtivo convertendo a alimentação em leite ou carne e gerando lucro para o produtor.
Ficou curioso e quer aprender mais sobre pecuária?
Leia mais em: https://esteiogestao.com.br/blog/
Use um sistema que te permite acessar as informações a qualquer momento e em qualquer lugar.
Você é produtor e quer gerenciar o seu negócio de forma prática e rápida? Conheça as nossas soluções agropecuárias em: https://esteiogestao.com.br/produtos-servicos
Autor:
Eduarda Viana
Zootecnista, criadora do perfil @dicasdazootecnista no Instagram.
Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.